Formação em psicologia clínica de base analítica pós psicanálise e psicologia humanista – Turma XVI 2022

Ensino via remota para todo Brasil.
Curso extracurricular, livre, de formação técnica para psicólogos e estudantes de psicologia

Início: 11 de agosto de 2022 (quinta-feira) 20:00 horas.

I- Objetivos:

A) Lapidar psicólogos e estudantes de psicologia na área da psicologia clínica para a prática da psicoterapia;
B) Atualizar o psicólogo e acadêmicos de psicologia nas inovações técnico científicas e nas necessidades atuais de nossa sociedade;
C) Fortalecer a visão psicodinâmica e diagnóstica para a prática da psicologia clínica;
D) Instrumentalizar o psicólogo e estudante de psicologia em teorias e técnicas de psicoterapia;
E) Desenvolver campo de estudos e de estágio supervisionado em casos clínicos.

II- Justificativa:

Na década de 2010 o psicólogo depara se com uma crescente demanda na área da psicologia clínica diante de crises afetivas, de personalidade, desajuste social, psicopatologias.

Vivenciamos um período da sociedade na qual é comum lidarmos com casos clínicos de transtorno de ansiedade, depressão, fobias, compulsões, desajustes, em crise afetiva em grau patológico, tendência suicida citando apenas alguns dos problemas cotidianos que enfrentamos em consultório. Todavia existe uma lacuna na qual mesmo diante de epidemias, com uma demanda gigantesca de pacientes em potencial, encontramos uma proporção enorme de profissionais formados ou em formação que não conseguem se inserir no mercado- desempregados ou sem pacientes, vivenciando uma crise econômica- um problema paradoxal que liga se a formação inadequada, antiga ou ineficaz, diante das demandas da sociedade atual.

Visando desenvolver, atualizar e potencializar a pratica profissional na área da psicologia clínica desenvolvemos este curso há mais de 20 anos em um contexto teórico e prático, que já formou mais de 13 turmas. Os nossos alunos e estagiários além de aprender teoria tem a possibilidade de desenvolver um estágio supervisionado com prática clínica na área da psicoterapia. Em geral nossos alunos terminam nossos cursos já com uma pequena clientela formada. Ainda tem chance atuando na clínica social de custear parte de seu estudo com o valor que recebem de seus pacientes dentro do seu tempo disponível para atendimento.

Fundamenta o curso de formação em psicologia clínica toda metodologia prática empregada no Instituto Olhos DA Alma Sã, a mesma que conferiu ao Instituto a indicação de vários prêmios nacionais e internacionais.

III- Matérias integradas lecionadas:

1) Teoria e fundamentos da psicologia clínica;
2) Desenvolvimento e estrutura da personalidade;
3) Teorias e técnicas de psicoterapia;
4) estudo de gênero, raça realidade sócio econômica e pratica em
psicoterapia;
5) Estudos de casos clínicos;
6) Atendimento clínico supervisionado

IV- Carga horária e horário das aulas e supervisões:

Duração total do curso 18 meses- um ano e meio
Parte teórica: 100 horas
Parte prática: 100 horas
Total 200 horas

Os certificados são oferecidos como curso extracurricular pelo Instituto Olhos da Alma Sã podendo sua carga horária ser dividida em partes distintas, de acordo com a necessidade de cada aluno.

Horário das aulas: quinta- feiras das 20:00 às 22:00 horas
Horário das supervisões: quartas-feiras das 20:00 as 22:00 horas
Sextas-feiras das 13:00 as 15:00 horas

Monitoria

Sábados quinzenalmente das 10:00 as 12:00 horas (sujeito a alterações)

Duração parte teórica: 12 meses-1 ano

Parte prática: 12 meses – 1 ano

Total: 18 meses- 1 ano e meio

V- Público Alvo:
Psicólogos e estudantes de psicologia

VI- Valor do investimento:

Profissionais
8.100 reais divididos em 18x de 450,00 reais mensais

Estudantes
5.400 reais divididos em 18x de 300,00 reais mensais

Meia bolsa
4.500 reais divididos em 18x de 250,00 reais mensais

No valor do curso está incluída as aulas teóricas, o material didático do curso, a supervisão e estudos de casos clínicos, o estágio prático supervisionado

VII- Do material didático e da estrutura do curso:

O curso de formação em psicologia clínica de base humanista está dividido da seguinte forma: 40% de aulas em vídeo conferencias no horário pré-estabelecido de aulas; 30% em vídeo aulas; 30% em apostilas e atividades.

Além das aulas teóricas o aluno/ estagiário participara de nosso sistema de atendimento com estudos de casos clínicos, atendimento clínico supervisionado podendo adquirir experiência prática sobre uma ampla orientação de profissionais qualificados e de renome no Brasil.

Na formação de nosso aluno também existe um sistema de atendimento com valores simbólicos complementando um ciclo entre teoria, supervisão e terapia pessoal qualificando um futuro profissional ligado a psicologia clínica. Boa parte de nossos estagiários sai do curso já com uma pequena clientela e com uma bagagem pratica pelo seu tempo de dedicação e atuação, e também garante a viabilidade de seu curso recebendo de forma simbólica pelos atendimentos que acaba por desenvolver o que auxilia em seus estudos e formação. Os melhores alunos no futuro podem compor nosso quadro de profissionais.

A renda da comercialização de nossos cursos é revertida para a manutenção de programas como o de atendimento às comunidades carentes de nossa clínica-escola, e nosso programa de pesquisas científicas.

Assim, de forma honesta e auto – sustentável, fazemos a manutenção de nosso Instituto. Ao adquirir um curso você ganha em conhecimento e ajuda milhares de pessoas que necessitam de tratamento e não tem condições de pagar.

VIII- Candidatos que queiram se inscrever no processo seletivo para bolsa

integral ou bolsa parcial devem seguir as regras publicadas no edital de seleção I 2022 o edital está publicado em nossas páginas nas redes sociais.

Podem também pedir o edital por nossos contatos.

As entrevistas vão ocorrer de 25 a 27 de julho de 2022.

O resultado será publicado dia 01 de agosto de 2022 em nossas redes sociais

Instituto Olhos Da Alma Sã
Al. Paranã 1203 QD. 128 Lt. 18 Setor Jaó Goiânia GO
(62)991875157/ (62) 993299021