PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO EM SAÚDE MENTAL DE BASE ANALÍTICA

 

Pós-Graduação latu senso EM SAÚDE MENTAL de base analítica psicopatologia e psicologia analítica – a psiquiatria de C. G. Jung.

Ensino remoto para todo Brasil, pós-graduação latu senso multidisciplinar reconhecida pelo MEC para profissionais e estudantes de nível superior ligados a área de saúde.

Início: 19 de março de 2021

Duração: parte teórica 12 meses

Parte prática: 24 meses

 

Valores em 24 vezes

Profissionais R$500,00

Membros do Instituto R$350,00

Para mais informações e inscrições entre em contato pelo 62 99187-5157

 

“Conheça todas as teorias,

domine todas as técnicas,

mas ao tocar uma alma humana,

seja apenas outra alma humana”

Carl Gustav Jung

 

I- Apresentação:

A pós-graduação de saúde mental de base analítica é um curso inovador, o primeiro do Brasil que busca levar o conhecimento da psiquiatria de Carl Gustav Jung, sua técnica, as noções básicas de psicopatologia, da psiquiatria junguiana, formando e qualificando profissionais e estudantes da área de saúde para o trabalho de psicoterapia com o foco analítico, na compreensão profunda das psicopatologias e de seus tratamentos na área de saúde mental.

 

Nosso aluno terá ao longo do curso a possibilidade de integrar uma equipe de saúde multidisciplinar, ampliar seu conhecimento técnico científico, ganhar experiência teórica e pratica por meio da clínica social do Instituto Olhos da Alma Sã que por ano desenvolve mais de 50 mil atendimentos na área de saúde mental, em um programa de residência terapêutica. Um dos trabalhos mais importantes da região centro oeste que tem parcerias com entidades como o Ministério Público; Exército

Brasileiro; Grupo dos Junguianos de Brasília; Escritório de saúde mental da USP; vários conselhos de categorias profissionais. Um trabalho de referência nacional no tratamento de saúde mental.

 

A área de saúde mental hoje em pleno crescimento necessita de profissionais pelas amplas pandemias na área de saúde mental que assolam nossa civilização. Neste curso, além do conhecimento teórico oferecemos a experiência prática na atuação, e com isto o estagiário tem a possibilidade de se inserir no mercado de trabalho conquistando de início uma pequena clientela.

 

II-Objetivos:

 

1) Capacitar profissionais para diagnosticar, tratar psicopatologias e doenças mentais como estresse, os transtornos de ansiedade, depressão, fobias, transtorno de pânico, transtorno bipolar, esquizofrenia, transtorno de personalidade borderline, tendência suicida, transtornos alimentares, vícios e compulsões, e outras psicopatologias em contexto multidisciplinar e humanista;

2) Dar ao aluno uma compreensão dos fundamentos da psicologia analítica, da dinâmica da personalidade e de seus desdobramentos em doenças mentais, aprofundar aspectos da psicopatologia em dinâmica para tratamento;

3) Formar psicoterapeutas com orientação para a saúde mental para atuação clínica e hospitalar;

4) Dar instrumental teórico a outros profissionais no campo teórico sobre a personalidade humana, psicanálise e psicologia analítica.

 

 

 

 

III- Justificativa:

 

Na atualidade de nossa civilização temos 47% da população adoecida do estresse aos casos de depressão. Apenas no Brasil temos 10,5 milhões de jovens que não trabalham nem estudam; mais de 10 milhões de usuários dependentes químicos. 36% da população fanatizada; 1 a cada 10 brasileiros pensando em suicídio; apenas 30% dos pacientes psiquiátricos procuram ajuda ou tratamento e toda esta demanda requer profissionais qualificados para atuação imediata em especial pela característica epidêmica destas patologias em nossa sociedade. O curso de pós -graduação de saúde mental de base analítica é uma formação que apresenta os meandros do que são as doenças mentais, diagnóstico e algumas formas de tratamento. Oferece ao aluno instrumental para tratar e compreender a dinâmica da personalidade humana seus principais aspectos, e seus desdobramentos em psicopatologias conhecidas por doenças mentais: esquizofrenia, depressão, transtorno bipolar, dependência de substâncias e outras patologias.

 

A saúde mental é uma área interdisciplinar que compreende a atuação de especialidades como: psiquiatria, clínica geral, psicologia, terapia ocupacional, enfermagem, educação física, serviço social, arte terapia. O objetivo da área é tratar e oferecer ao paciente, melhora nos quadros da patologia apresentada. Neste curso o aluno aprende como atuar de forma prática e multidisciplinar  na área  de saúde mental ampliando seu aprendizado de uma graduação ou especialidade.

 

A pós-graduação em saúde mental de base analítica no contexto teórico compreende o estudo da psicopatologia (doenças mentais), da dinâmica e instâncias da personalidade, na compreensão de técnicas, diagnóstico, prevenção e tratamento, baseando seus estudos nas teorias pós-psicanalíticas a partir da obra do psiquiatra suíço C. G.  Jung e da psiquiatra Nise da Silveira. O curso compreende 12 meses de aula teórica que ocorrem uma sexta à noite e um sábado por mês.  Vários estudos de casos clínicos acompanham esta formação em um contexto dinâmico e interativo.

 

A parte prática do curso compreende 24 meses com estudo de casos clínicos, visitas assistidas, estagio supervisionado, atuação em grupos de apoio e ambulatório.

 

IV- EXIGENCIAS DO MERCADO

É uma exigência na atualidade, o estudo e a capacitação específica para se lidar com epidemias de patologias como os transtornos de ansiedade, transtornos alimentares, depressão, pânico, tendência suicida, dependência química, transtorno bipolar, entre outros, evidenciando uma ampla necessidade de se criar e instrumentalizar profissionais habilitados ao tratamento destes quadros. A vasta crise de pessoas no campo da afetividade, sexualidade, em desajuste social ou em crise existencial também justifica o preparo de profissionais que saibam compreender e tratar os pacientes imersos nos problemas de nossa sociedade atual.

 

Devemos salientar que na atualidade temos epidemias de casos de transtornos de ansiedade, depressão, transtorno bipolar, crises afetivas… e raros profissionais no mercado qualificados ou aptos para atuar com habilidade na área de saúde mental, o que torna a ação profissional rentável em uma área pouco explorada.

 

V- PERFIL DOS INTERESSADOS A UMA VAGA

 

Profissionais de saúde, Psicólogos, Médicos, Arte terapeutas, Terapeutas, Assistentes sociais e interessados em atuar com o campo da Psicologia Analítica, psiquiatria e psicoterapia  junguiana. Estudantes a partir do 8° período/ quarto ano.

 

 

VI- Disciplinas do curso/ matérias integradas:

1) fundamentação e conceitos, as políticas públicas de saúde mental no Brasil- carga horaria 20 horas;

2) psicopatologia estudo sistemático das doenças mentais, diagnóstico e prognóstico

carga horaria: 80 horas

3) terapias e técnicas da psicoterapia em saúde mental

carga horaria: 80 horas

4) estrutura da psicodinamica em saude mental

carga horaria: 60 horas

5) residência de atendimento em psicoterapia; estagio supervisionado

carga horaria:100 horas

6) trabalho para conclusão de curso, pesquisa científica orientada

carga horaria: 60 horas

7)psicoterapia / analise pessoal

 

Faz parte das exigências do curso que todos os alunos vivenciem um processo terapêutico de no mínimo 50 sessões, caso o aluno não tenha condições financeiras poderá fazer seu processo terapêutico pela clínica social do Instituto Olhos da Alma Sã, com valores acessíveis. Carga horaria: 50 horas

 

 

VII- DIFERENCIAL DO CURSO

 

Este é o primeiro curso de pós-graduação reconhecido pelo MEC lato sensu de saúde mental de base analítica que vai aprofundar a obra de C. G. Jung e de Nise da Silveira buscando todo referencial teórico da psicologia analítica para o tratamento das doenças mentais.

 

Possibilidade de o aluno fazer terapia para busca do equilíbrio dentro de nosso programa de atendimento da clínica social do Instituto Olhos da Alma Sã.

 

Participar de atendimento clínico supervisionado em mais de 100 horas de pratica clínica orientada e supervisionada. Nossos alunos são formados e qualificados no campo teórico e prático que se inicia a partir do segundo mês de aulas.

 

Participar do ciclo de supervisão de casos clínicos. Nossos alunos desde o início de sua pós-graduação podem participar das supervisões e estudos de casos clínicos feitas em grupo. Desde o início de seus estudos podem aprender com a experiência de colegas que atuam, trocar experiências na área clínica, refletir sobre a sociedade

e sobre os problemas da vida atual.

 

Nosso aluno pode se tornar estagiário do Instituto Olhos da Alma Sã um centro de referência em saúde mental no centro oeste, clínica que atua desde 1997 ganhadora de vários prêmios nacionais e internacionais como referência na área de saúde mental na cidade de Goiânia.

 

Oferecemos a nossos alunos uma Biblioteca virtual com a bibliografia do curso, várias atividades de ensino a distância, uma biblioteca de filmes e documentários em um vasto acervo de materiais didáticos da área da psicologia analítica.

 

VIII- CORPO DOCENTE

Nosso corpo docente é composto por profissionais com titulação reconhecida nacionalmente, doutores, mestres, especialistas ligados ao estudo da psicologia analítica e da saúde mental, professores altamente qualificados com ampla experiência teórica e pratica.

Escolhemos profissionais com didática, bagagem teórica, titulação reconhecida internacional e nacionalmente. Privilegiamos sobretudo professores com bagagem clínica, ética, humanidade profissionais de destaque e com alta qualificação.

 

IX Carga horária e certificação:

 

A pós-graduação em saúde mental de base analítica tem em sua carga horária:

1) fundamentação e conceitos, as políticas públicas de saúde mental no Brasil-

carga horaria 20 horas;

2) psicopatologia estudo sistemático das doenças mentais, diagnóstico e prognóstico

carga horaria: 80 horas

3) terapias e técnicas da psicoterapia em saúde mental

carga horaria: 80 horas

4) estrutura da psicodinâmica em saúde mental

carga horaria: 60 horas

5) residência de atendimento em psicoterapia; estagio supervisionado

carga horaria:100 horas

6) trabalho para conclusão de curso, pesquisa científica orientada

carga horaria: 60 horas

7) psicoterapia / analise pessoal

carga horaria: 50 horas

Faz parte das exigências do curso que todos os alunos vivenciem um processo terapêutico de no mínimo 50 sessões, caso o aluno não tenha condições financeiras poderá fazer seu processo terapêutico pela clínica social do Instituto Olhos da Alma Sã, com valores acessíveis.

 

Os certificados são oferecidos como curso de pós-graduação latu senso  reconhecida pelo MEC, diploma  pelo Instituto Olhos da Alma Sã com  chancela da Fasem – Faculdade Serra da Mesa.

 

Na certificação constará o título de especialista em saúde mental de base analítica/ psicoterapeuta de orientação junguiana com foco em saúde mental.

 

IX- Do material didático e da estrutura do curso:

 

A estrutura do curso de pós-graduação em saúde mental de base analítica é desenvolvida pelo sistema de ensino remoto, com suporte técnico, instrumental de suporte para ensino remoto, materiais digitalizados com total acessibilidade para o aluno interessado. A pós-graduação em saúde mental de base analítica compreende 50% com aulas expositivas por via remota/ online – com professores altamente qualificados de todo Brasil; 30% por apostilas e materiais como textos e atividades de estudo em material digitalizado; 20% com vídeo aulas complementares de ensino a distância; 100 horas   com ciclo continuo de monitorias para que nossos alunos possam retirar duvidas; com um amplo sistema de supervisão e estudo de casos clínicos; com toda estrutura de atividades, eventos, lives e materiais didáticos vinculados ao estudo sistemático da área de saúde mental de base analítica.

 

O corpo docente da pós-graduação em saúde mental de base analítica é composto por doutores, mestres e especialistas vinculados ao Instituto Olhos da Alma Sã altamente qualificados, com vasta experiência clínica e hospitalar.

 

Nosso aluno ainda participará de várias atividades complementares com ciclo de debates e eventos, monitoria com mais de 15 membros do instituto Olhos da Alma Sã altamente qualificados; por nossa clínica social poderá ainda participar de um ciclo de supervisão com 37 profissionais de renome nacional todas as semanas.

 

O instituto Olhos da Alma Sã é uma ONG uma clínica social referência na área de saúde mental da região de Goiânia, uma clínica escola fundada em 1997 por Jorge Antônio Monteiro de Lima premiada e reconhecida nacional e internacionalmente. Desde sua fundação a entidade oferece cursos e formação para profissionais na área de saúde mental. O Instituto Olhos da Alma Sã desenvolve por ano mais de 50000 atendimentos na área de saúde mental por meio de sua clínica social, e toda esta experiência prática é repassada a nossos alunos no contexto teórico e prático.

 

A pós-graduação de saúde mental de base analítica tem a seguinte estrutura 50% da estrutura do curso é oferecida como ensino remoto com aulas expositivas em datas vinculadas a nosso cronograma; 30% do curso feitas em apostilas e leituras com atividades distribuídas a cada módulo; 20% com vídeo aulas complementando a estrutura teórica do curso. Também faz parte do sistema de ensino os estudos de caso clínico e atendimento supervisionado como estágio obrigatório, e o ciclo e monitoria para retirar dúvidas dos alunos. Boa parte de nossos estagiários sai do curso já com uma pequena clientela e com uma bagagem pratica pelo seu tempo de dedicação e atuação prática. Hoje pela clínica social Jung Brasil temos 37 supervisores de renome nacional.

 

A renda da comercialização de nossos cursos é revertida para a manutenção de programas como o de atendimento às comunidades carentes de nossa clínica social e nosso programa de pesquisas científicas. Assim, de forma honesta e auto – sustentável, fazemos a manutenção de nosso Instituto. Ao adquirir um curso você ganha em conhecimento e ajuda milhares de pessoas que necessitam de tratamento e não tem condições de pagar.

 

X- Da seleção e matrícula:

O candidato ao curso de pós-graduação vai passar por uma série de entrevistas, nestas buscamos conhecer o aluno, suas metas e objetivos.

Necessário trazer para matricula:

–  Xerox dos documentos pessoais;

– Mini – currículo;

– Fotocópias de comprovantes e diplomas de cursos;

– Comprovante de endereço;

– Carta de apresentação pessoal e intenção em relação ao curso;

– Se estudante comprovante de matrícula no curso de graduação (aceitaremos estudantes apenas a partir do 8° período/ 4 ano).

 

XI- Da avaliação no curso:

Todos os critérios de avaliação ao longo da pós-graduação em saúde mental de base analítica são feitos em sistema colegiado pela diretoria do Instituto Olhos da Alma Sã, levando se em conta:

– A pró- atividade do estagiário participando das atividades e ações do Instituto Olhos da Alma Sã;

– Assiduidade e frequência nas aulas expositivas o aluno ao longo das aulas poderá ter no máximo 25% de faltas;

– Nas supervisões e estudo de casos clínicos 20% de faltas serão permitidas;

– A qualidade do tratamento oferecido a seus pacientes – no Instituto Olhos da Alma Sã os pacientes avaliam os profissionais e estagiários constantemente;

– A aderência dos pacientes ao tratamento oferecido pelo estagiário;

– Ética, sigilo e comprometimento com a saúde dos pacientes e colegas;

 

Xii- Coordenador do curso

prof. Ms. Jorge Antônio Monteiro de Lima

Pesquisador em saúde mental;

Especialista em psicologia Junguiana pelo IBEHE/UNAERP;

Analista junguiano em processo de formação pelo  (IJBsb), vinculado à *International Association for Analytical Psychology*;

Mestre em antropologia social pela UFG;

Psicólogo Clínico Online e presencial;

Graduado em psicologia pela universidade paulista;

Coordenador dos cursos: pós-graduação em psicologia analítica, imaginário e prática clínica da FASEM e do Instituto Olhos da Alma sã; Curso de formação em saúde mental de base analítica; curso de formação em psicologia clínica de base humanista. Coordenador da clínica social Brasil coordenador do G.A.S.M. Grupo de apoio em saúde mental; coordenador da campanha Pela vida- setembro amarelo 2019/ 2020.

– consultor de psicologia do filme” Por que você não chora” de Cibele Amaral;

 

Realização:

Instituto Olhos Da Alma Sã

Al. Paranã 1203 QD. 128 Lt. 18 Setor Jaó Goiânia GO

62 –     91875157

http://on.fb.me/1z4XXOE

www.olhosalma.com.br

http://on.fb.me/1z4XXOE

Início – Março 19-20-2021